sábado, janeiro 24, 2009

Adquira já o seu teste de paciência através do SUS

Então, né?! Coisas que só o nosso SUS - Sistemas Único de Saúde - te proporciona.

Necessitando fazer aquela velha visita ao Dentista (não mais periódica, pois faz um baita tempo que eu fui) pra ver se está tudo certo, fui ao Posto de Saúde do meu bairro. Bom, descobri que o dentista (ou a dentista, não sei) atende somente dois dias na semana, às segundas e quartas-feiras. Então, se eu quiser marcar uma consulta para a segunda devo ir na sexta bem cedo ou, se eu quiser marcar na quarta, devo ir na segunda-feira e, deixo registrado novamente, b-e-m c-e-d-o. Na primeira vez que fui marcar, fui na segunda pra ver se rolava de ser atendida na quarta. Cheguei às 06:00h da matina. Quando cheguei já havia 10 pessoas na fila, embora eu só tivesse visualizado seis. Ou seja, tem uma galera esperta que consegue marcar pra 2 pessoas. Tentei ver se não conseguia algo mesmo assim, então fiquei até às 07:00, que é quando a moça começa a marcar a consulta do pessoal. Enfim, não teve jeito. Só são atendidas 10 pessoas por dia e só há um dentista no posto. All right! Vamos tentar de novo.

Ontem, acordei às 05:00 da matina, com a cara amassada, o cabelo mais ou menos penteado, os dentes por escovar. Coloquei uma calça e uma camiseta e pernas pra que te quero ao posto de saúde. Quando cheguei lá, umas 05:15h mais ou menos, havia quatro pessoas. Um deles me disse: "Você é a oitava!". Hein?! Como assim? "Ah! É que teve um pessoal que foi em casa e volta já." Eu pensei comigo... Ok! Estou entre os dez, não vou procurar briga. Teve uma galera que entrou na mesma política e saiu e só voltou perto das 07h. Enquanto o tempo passava, e eu via pessoas indo e voltando enquanto eu e mais umas 3 ou 4 pessoas estávamos lá sentados na calçada morrendo de sono e sentindo o sol começando a queimar fiquei observando o rosto daquele pessoal. Quantas filas diariamente desde pequenos eles não enfrentam para conseguir os seus direitos. Quando pequena e até os 18 anos eu tinha assistência médica, tudo muito fácil. Dentre outras coisas possibilitadas pra mim devido ao fato de eu ser uma garota "classe média". Escolas particulares ou federais. Tudo muito mais fácil. E ali estava uma galera que enfrentava o sol seja nas filas ou no trabalho diariamente. Consegui refletir sobre essas coisas e muitas outras enquanto estava na fila. Ou seja, definitivamente, um teste de paciência. Descobri que não sou muito paciente e fiquei muito braba quando vi uma mulher chegar no momento de marcar a consulta dizendo ter aparecido na frente do posto às 04:00h da matina. E como diria aquela música do mamute pequenino: O que aconteceu? Bom.. Não fiz merda, mas bati boca feio. Isso prova que não sou nem um pouco paciente.

Como eu disse: coisas que só o SUS faz por vc!

Nenhum comentário: