quarta-feira, março 04, 2009

As facilidades da internet

Cara, a internet é uma das melhores invenções do mundo, junto com a pílula anti-concepcional e o chocolate. Não me entendam mal. Quero ter filhos.. ou melhor, uma filha (pena q não posso decidir isso), mas gostaria de optar quando tê-la e sem que a opção "deixar de fazer sexo" fosse uma das alternativas. Eu tava pensando sobre a vida antes da internet.. tipo, digamos que eu quisesse conhecer sobre a legislação. Quais são os meus direitos como uma consumidora que foi enganada ou em relação ao qualquer outro tema aí. Tipo, antigamente vc tinha que ir no advogado e pagar a consultoria ou ir numa biblioteca num lugar geralmente distante da sua casa (acreditem, aqui há algum tempo atrás não existiam muitas). Tudo bem que não é uma coisa assim tão fácil.. Não é todo mundo que tem as condições ideais: algo como um computador pessoal e um ponto de internet. Mas com 1,00 real vc vai na lan-house e resolve seu problema! Vc pode também imprimir documentos importantes como comprovante de quitação eleitoral. Vc pode baixar filmes, livros, músicas; pagar contas, fazer movimentação bancária, comprar produtos, ler o jornal, ASSISTIR o jornal.. infinitas possibilidades... Isso tudo disponível hj.. E que até alguns anos atrás não era possível.. Pow.. a vida divia ser mais difícil, né?

saudade...

Hoje foi especialmente foda...

a mostarda me lembrou ele,
o gato de porcelana me lembrou ele,
o gato me encarando embaixo do carro também.

o gato era marrom claro e tinha a cara preta e
somente as patinhas eram brancas que mais pareciam
que o gato estava com meias.

a falta do desodorante me lembrou ele,
a internet me lembrou ele,
o msn também.

a barba por fazer me lembrou ele,
empilhar a louça no escorredor me lembrou ele,
o vinho fechado também.

a preguiça, a carência, o ciúme,
a indecisão, o calor, o frio,
a rua, o não, o mexer das árvores durante a refeição.
Tudo me lembrou ele
e a mim também.

sábado, fevereiro 28, 2009

2.5

O tempo está passando pra mim
E o tempo está passando por mim
Olho pra região abaixo dos meus olhos:
Sulcos... eles atestam que vi muitas estações.

Sempre tive pressa e agora sofro de uma impaciência
In-su-por-tá-vel.

A pressa me mata, não gosto de saber que convivo com ela.
Procuro a paciência e a quietude do divino,
porém constato que sou atéia.

Mas sou do tipo de atéia que dou graças a deus na frente dos meus pais
para acalmar a alma que eles acreditam ter,
e do tipo que escreve deus em minúsculo para
acalmar a minha certeza da não-alma.

Muito me angustia essa atitude das pessoas de simbolizarem tudo
E de tudo divinizar. Elas não vêem que não é preciso? Que nos bastamos?
Aceito a ajuda dos amigos, da família... eles são infinitamente mais importantes (sem falar em reais).
O que um deus em toda a sua divindade pode fazer por mim que sofro com coisas tão terrenas como as contas e as minhas dúvidas sobre os meus problemas amorosos?

terça-feira, fevereiro 03, 2009

e a Comunidade Campina???

Bom.. Meus planos vão ser adiados.. Devo começar a trabalhar em breve e o pessoal da Campina ainda não me respondeu... O dinheiro desta empreitada será convertido numa linda câmera digital.. Assim... ela não é profissional e nem é essas coisas todas, mas poderei atualizar minhas fotos.. Só tenho fotos antigas. E se tem alguma coisa que eu gosto de fazer é fotografar. Amigos, paisagens, placas, cores.. Tudo. Onde comprei minha futura câmera? Numa loja virtual chamada Digital Bertan. Essa loja tem uns preços muito bons. Caso vcs queiram saber sobre o modelo da câmera (seja ele qual for).. tipo, se é uma boa câmera, opiniões de outras pessoas que a possuam, prós e contras, eu recomendo o site da câmera versus câmera. Este é um site muito bom mesmo. Ele te dá um detalhamento do que a câmera possui e comenta o que é e pra que serve. Bom, vejam abaixo a minha linda aquisição.


sábado, janeiro 24, 2009

Adquira já o seu teste de paciência através do SUS

Então, né?! Coisas que só o nosso SUS - Sistemas Único de Saúde - te proporciona.

Necessitando fazer aquela velha visita ao Dentista (não mais periódica, pois faz um baita tempo que eu fui) pra ver se está tudo certo, fui ao Posto de Saúde do meu bairro. Bom, descobri que o dentista (ou a dentista, não sei) atende somente dois dias na semana, às segundas e quartas-feiras. Então, se eu quiser marcar uma consulta para a segunda devo ir na sexta bem cedo ou, se eu quiser marcar na quarta, devo ir na segunda-feira e, deixo registrado novamente, b-e-m c-e-d-o. Na primeira vez que fui marcar, fui na segunda pra ver se rolava de ser atendida na quarta. Cheguei às 06:00h da matina. Quando cheguei já havia 10 pessoas na fila, embora eu só tivesse visualizado seis. Ou seja, tem uma galera esperta que consegue marcar pra 2 pessoas. Tentei ver se não conseguia algo mesmo assim, então fiquei até às 07:00, que é quando a moça começa a marcar a consulta do pessoal. Enfim, não teve jeito. Só são atendidas 10 pessoas por dia e só há um dentista no posto. All right! Vamos tentar de novo.

Ontem, acordei às 05:00 da matina, com a cara amassada, o cabelo mais ou menos penteado, os dentes por escovar. Coloquei uma calça e uma camiseta e pernas pra que te quero ao posto de saúde. Quando cheguei lá, umas 05:15h mais ou menos, havia quatro pessoas. Um deles me disse: "Você é a oitava!". Hein?! Como assim? "Ah! É que teve um pessoal que foi em casa e volta já." Eu pensei comigo... Ok! Estou entre os dez, não vou procurar briga. Teve uma galera que entrou na mesma política e saiu e só voltou perto das 07h. Enquanto o tempo passava, e eu via pessoas indo e voltando enquanto eu e mais umas 3 ou 4 pessoas estávamos lá sentados na calçada morrendo de sono e sentindo o sol começando a queimar fiquei observando o rosto daquele pessoal. Quantas filas diariamente desde pequenos eles não enfrentam para conseguir os seus direitos. Quando pequena e até os 18 anos eu tinha assistência médica, tudo muito fácil. Dentre outras coisas possibilitadas pra mim devido ao fato de eu ser uma garota "classe média". Escolas particulares ou federais. Tudo muito mais fácil. E ali estava uma galera que enfrentava o sol seja nas filas ou no trabalho diariamente. Consegui refletir sobre essas coisas e muitas outras enquanto estava na fila. Ou seja, definitivamente, um teste de paciência. Descobri que não sou muito paciente e fiquei muito braba quando vi uma mulher chegar no momento de marcar a consulta dizendo ter aparecido na frente do posto às 04:00h da matina. E como diria aquela música do mamute pequenino: O que aconteceu? Bom.. Não fiz merda, mas bati boca feio. Isso prova que não sou nem um pouco paciente.

Como eu disse: coisas que só o SUS faz por vc!

sexta-feira, janeiro 23, 2009

Comunidade Campina 2 - A viagem de volta

Bom, amiguinhos,

a essa altura o pessoal da Campina ainda não viu o meu e-mail. No site deles (http://www.ipemabrasil.org.br/instcampina.htm), eles deixam claro que têm pouco acesso. Ou seja, vai demoraaaar... mas não perdi minhas esperanças. Conversando com um brother meu, o Biel, que foi lá no ano passado. Ele me falou que, na verdade, eu teria que pegar um ônibus pra Feira de Santana e de lá um outro para Lençóis. Olhando no site da Bomfim vi que a passagem para Feira custa cerca de R$42,00 (com possibilidades de aumentar - tudo tá aumentando em nome da crise). A passagem para Lençóis custa cerca de R$ 44,00. Então, arredondando, vou gastar uns 175,00 reais. Isso não me agrada muito, por isso vou ver se consigo carona até Feira com um pessoal que conheço. Já economizo 42,00 reais. À princípio, eu tava vendo se não rolava de alguém da Campina ir me buscar em Lençóis, mas esse meu brother me deu o contato de um casal que mora em Lençóis e que são guias. Os nomes deles são Marília e Fernando. Eles possuem uma ONG (organização não-governamental) chamada Instituto Aracamirim. Bom, querendo entrar em contato com eles, o e-mail é institutoaracamirim@hotmail.com. Tenho o fone tb, mas caso queiram, please, mandem um e-mail pra mim pedindo, ok? Ainda não comprei a barraca de campping e o colchonete. Estou esperando resposta deles.. Embora, se eu demorar muito a hiper-mega promoção do Extra supermercados vai acabar (juro q não é propaganda). Ok! Mais uma informação importante. A empresa que vai de Feira de Santana/BA pra Lençóis se chama Real Express e o número dela é 075 8155 7515. Ó Biel, eu te amo, não só por ter me dado todos estes contatos, mas por ser um bótimo amigo. Bom, galera, hj terminamos por aki. Espero ter informações mais úteis pra vcs amanhã.

Xauzes!

quinta-feira, janeiro 22, 2009

Como tirar o passaporte

Na minha loucura de querer viajar, entrei em contato com uma prima minha que mora em Michigan - EUA - e perguntei se não rolava de passar uns tempos na casa dela. Tipo, eu iria revê-la, aprender aquela língua estranha e conhecer um lugar completamente diferente. No entanto, agora já não dá mais, fui convocada num concurso que passei e, de qualquer forma, isso requer tempo e organização prévia. Mas pensei: "Por que não viajar nas férias?" Então fui ver o que era necessário. Tirar o passaporte, óbvio, é uma coisa deveras importante. E como tirar o passaporte? Achei um post no Folha Online (http://www1.folha.uol.com.br/folha/turismo/noticias/ult338u368345.shtml) muito legal e que me deu todas as informações necessárias. No entanto, a única coisa que está desatualizada nele é sobre os tipos de passaportes.

"Existem dois modelos do documento, o passaporte comum padrão ICAO, cor azul e o passaporte modelo antigo padrão não-ICAO, cor verde. Verifique o seu modelo de passaporte no site. "

Na realidade, agora só existe o passaporte padão ICAO, cor azul.

"A taxa de concessão de passaporte comum ICAO, cor azul, é de R$ 156.07, já a concessão de novo passaporte sem a apresentação do anterior (válido ou não) custa R$ 312,14. Nas unidades que emitem o passaporte antigo (cor verde) a taxa é de R$ 89,71, e R$ 179,42, para pedir a renovação ou outro passaporte sem a apresentação do documento antigo. "

Para a tristeza de alguns, não há mais o valor para o passaporte não-ICAO, uma vez que este já não é emitido mais. Ou seja, o valor é R$ 156,07 (esses sete centavos são engraçadíssimos...).

Bom, basicamente o processo é o seguinte e inicia com o acesso ao site do Departamento de Polícia Federal www.dpf.gov.br. No site, clique no link "Informações gerais e requerimento de passaporte". Depois disso é só seguir os passos e pronto. Ao final, serão apresentados 3 botões: 1) gerar protocolo/GRU; 2) agendar atendimento; e 3) fechar.

DOCUMENTOS

O interessado em obter o passaporte comum deve ser brasileiro nato ou naturalizado. Para realizar o pedido é preciso comparecer em quaisquer das unidades descentralizadas ou postos de atendimento do Departamento de Polícia Federal (isso pode ser feito mais calmamente se vc tiver feitos o agendamento no site) e apresentar em original os seguintes documentos:

  • Carteira de Identidade Civil (RG) e Certidão de Casamento com a devida averbação, se for o caso, para as pessoas que tiverem o nome alterado em razão de casamento, separação ou divórcio;
  • Carteira de Identidade Civil (RG) ou Certidão de Nascimento para os menores de 12 anos;
  • Título de Eleitor e comprovantes de que votou na última eleição (dos dois turnos, se houve). Na falta dos comprovantes, declaração da Justiça Eleitoral de que está quite com as obrigações eleitorais, ou justificativa eleitoral;
  • Documento que comprove quitação com o serviço militar obrigatório, para os requerentes do sexo masculino a partir de 01 de janeiro do ano em que completam 19 anos até 31 de dezembro do ano em que completam 45 anos;
  • Certificado de Naturalização, para os Naturalizados;
  • Comprovante de pagamento da taxa em reais, por meio da guia GRU (Guia de Recolhimento da União), que deverá ser preenchida pela internet, sendo necessário o CPF do requerente ou responsável, código da receita e da unidade arrecadadora conforme tabela das receitas existente na própria guia;
  • Apresentar o Passaporte anterior, quando houver (válido ou não). A não apresentação deste, por qualquer motivo, implica em pagamento da taxa em dobro;
  • O brasileiro que tiver seu passaporte válido inutilizado por qualquer repartição consular ou de imigração estrangeiras, no Brasil ou no exterior (por negativa de visto ou deportação), não está impedido de requerer um novo passaporte. Basta apresentar o passaporte, válido ou não, para cancelamento.
  • Conforme legislação, outros documentos poderão ser exigidos.
Bom, é isso. Se quiserem saber sobre visto, aí já é uma outra história. Mas vou pesquisar e postar aqui. Bon voyage!!!

quarta-feira, janeiro 21, 2009

Comunidade Campina - A viagem de volta

Atualmente, minha vida tá uma doideira. Não vou entrar em detalhes, mas parece q um tufão passou por ela. Tudo bem que a gente planta aquilo que a gente colhe. Bom, pensando no sentido da minha vida e no que construí nela até agora, pensei... Quais os lugares nos quais eu fui muito feliz? Uma coisa legal é que apareceram muitos. No entanto, alguns deles eu já pude visitá-los novamente... Então pensei, preciso de uma aventura e de algo que eu realmente possa colocar a mochila nas costas. Lembrei da Chapada Diamantina. Fui pra lá no final de 2003 numa vivência do Encontro Nacional de Biologia. Antes que vcs perguntem o que cargas d'água é uma vivência, eu vou explicar. Vc vai literalmente vivenciar a realidade e os problemas ambientais de uma comunidade ou de algum lugar mesmo que inabitado (embora as problemáticas ambientais sejam, geralmente, resultantes da relação homem-natureza). Bom, minha vivência lá foi ultra-super-legal. Eu fiquei numa comunidade alternativa onde a galera tentava ter uma relação harmoniosa com a natureza. Essa comunidade se chama Comunidade Campina. A princípio, tem um pessoal muito instruído, seja pela pesquisa através dos livros, seja conhecimento adquirido na vida acadêmica. Então, tinha médicos, professores, pessoas que cansaram da loucura do mundo urbano e foram procurar viver uma outra realidade mais calma e mais próxima da natureza. Eles têm hortas, agroflorestas, apiário, uma cozinha comunitária com um forno solar mó-legal, uma biblioteca e a casa verde, na qual são expostas as iguarias produzidas, o mel, o artesanato, enfim. Eles não estão isolados do mundo. Lá tem energia obtida através de placas solares e tb possuem (ou possuíam - não sei como estão agora - internet). Trabalhavam com a permacultura. A reutilização e reciclagem de materiais. Lembro de um exemplo muito legal. Tipo, eles produziam o próprio sabão a partir de ervas e tal. Aí, tinha um filtro no encanamento da pia q filtrava a espuma mais grossa. Aí essa espuma era utilizada pra corrigir a acidez do solo e melhorá-lo para o cultivo. Eles sempre tentavam fechar o ciclo. Era fantástico. Lembro de não querer ir embora. De ter visto um dos pôr-do-sóis mais lindos da minha vida em cima do cume do Cucuruto. De ter tomado um banho muito gostoso no riacho. De ter provado uma comida ovo-lácto-vegetariana fantástica. De ter ouvido um som muito bom à noite, na beira da fogueira. De ter comido pela primeira vez um grão de café torrado na hora. De ter chorado muito na hora de partir.

Por quê não??? Acho q tá na hora de voltar. Por isso, começo hj minha viagem de volta. À princípio, tenho um antigo e-mail da galera da Campina. Vou entrar em contato com eles e ver se rola de voltar agora nesse período. Vou transcrevê-lo aki. Torçam por mim. Espero chegar lá viva e não cometer as loucuras que akele cara q fez "A Natureza Selvagem". Vou fazer disso aki uma espécie de diário que acho que não vai rolar de atualizar lá, mas não custa tentar. Vai q vcs tb se apaixonam.

Olá,

Meu nome é Lorena, sou de Aracaju. Tem tempo que entrei em contato com vcs... fui aí no final de 2003 ainda qdo era estudante de Biologia e entrei em contato novamente em 2006, mas acabou que não puder ir novamente. Queria muito voltar à comunidade. Nessa visita, eu iria sozinha. Não lembro mais como chega... até onde devo pegar ônibus e tal. Se eu não me engano, vou até lençóis e de lá tenho que pegar um outro carro, né? Posso passar uns dias aí na comunidade??? Rola de acampar aí novamente??? No mais, Beijos.

segunda-feira, janeiro 19, 2009

?

Não haveria título mais perfeito do que uma interrogação. Eu deveria escrever algo todos os dias, mas a preguiça e a vontade de fazer outras coisas (e que não necessariamente serão feitas) me impedem. O que devemos esperar de 2009? Globalmente, só o fato de Bush estar longe da direção da nação seria um alívio. Aqui no Brasil, as coisas não vão há mil maravilhas, mas estamos aguentando bem as pontas. Sermos otimistas já é um grande passo. Como diria aquele cara muito feliz nos shows: "Assim caminha a humanidade (...)"

sexta-feira, janeiro 02, 2009

idéias...

Dentre as várias idéias que viajam no furacão que é a minha cabecinha (atualmente, muitas delas direcionadas a como ganhar dinheiro de formas pouco convencionais... como, por exemplo, com um blog) tive uma que me pareceu bastante interessante. Não sei se vocês chegaram a saber sobre um jovem que havia criado um blog (ajudeumvirgem.blogspot.com) para conseguir 5000 acessos. Advinha pra quê? Pra que uma brother dele "desse" pra ele. Pois é... o cara era virgem e queria acabar com isso. O mais incrível é que deu mais do que certo. Bom, pelo menos na parte dos acessos, né. Uma galera visitou o site e os acesos totalizaram mais 600.000. Incredible!!! E pensei com as minhas unhas (alguns pensam com os botões... eu... penso roendo unhas) isso viraria um filme. Se a brother dele deu pra ele ou não... Eu não sei e, inclusive, gostaria de saber, mas acho que essa história dava uma comédia bem legal. E ainda tem o detalhe de que o filme seria baseado em fatos reais. he, he.

quinta-feira, dezembro 25, 2008

A saboneteira

Ele estava espreitando pela janela. Não sabia quem era ela nem de onde vinha. Sabia que tinha que continuar observando-a como se ela fosse desmanchar a qualquer momento. Capturar. Era isso que ele queria! Capturar a imagem. Cada detalhe, o contraste com o fundo, sua silhueta. Assim ele se comportava com tudo que achava belo. Ficava hipnotizado observando minutos e, às vezes, horas.
Chegou em casa e rememorou a última bela visão que havia tido naquele dia. De olhos fechados ele a viu. Cabelos cacheados, longos até a altura dos ombros. Que ombros... lindos ombros claros com pequenas manchinhas de sol. Ficou imaginando aqueles ombros mais de perto... e mais perto... ombros de uma pele delicada, suave... penugem clara mesclando pêlos loiros de tons claros a outros mais escuros. Deu um longo suspiro... abriu os olhos e reviu o teto. Fechou-os de novo e viu os ombros e um pouco mais acima destes. A sa-bo-ne-tei-ra. Era assim que ouvia chamar quando pequeno aquela rentrância entre a clavícula e o músculo trapézio. Ficou envaidecido de ainda lembrar o nome de alguns músculos aprendidos durante as enfadonhas aulas de anatomia. Mas voltando à "saboneteira", como pode um nome cair tão bem? De fato, caberia ali um sabonete, não muito grande e nem pequeno demais. Imaginou pessoas andando elegantemente equilibrando sabonetes nas "saboneteiras". Cada um com seu sabonete de tamanho ideal e, assim, lhe venho uma dúvida... e as gordinhas... haveria para elas lugar para um sabonete ou seriam estas desprovidas de saboneteiras? Bem do mundo... Nem todos são iguais. Mas não haveria igual saboneteira como a que ele viu hoje.

segunda-feira, dezembro 08, 2008

falta

sinto falta... sinto falta de escrever aqui. Tenho um outro blog, sabe? o MIMIMI. Um nome muito legal, né?! Mas não é tão especial quanto este aqui. Esse foi o primeiro e o que escrevi aqui foi espontâneo. Não estava tentando conquistar vcs... estava tentando me conquistar. E isso me faz pensar que eu ainda me amo e que isso é muito, mas muito bom. Um dia vou ter tempo e dinheiro de sobra pra escrever despreocupadamente.

sexta-feira, janeiro 04, 2008

A janela e a menina

A menina tinha uma janela no seu quarto. Uma janela que dava para uma grande área ao lado da casa. Mal sabia ela que a janela era tão importante e só soube de fato quando a perdeu. De quantas maneiras possíveis se pode usar uma janela? No dia-a-dia da garotinha havia várias. Por que sair pela porta? Por que usar aquela porta sem graça se havia a janela? Sim, a janela era a melhor porta para ela (e talvez para a maioria das crianças de sua idade). Dava mais trabalho, pedia da menina mais atenção, mais cuidado, mais contorcionismo, mais equilíbrio e era sedutoramente mais perigoso. Também era um modo de chamar a atenção. “Menina, não faça isso!” E ela fazia. “Você é uma mocinha”. Não, não era... e nem queria ser. “Você vai acabar se machucando”. Era o que adorava ouvir, pois sabia que não ia se machucar, mas sabia que gostava que os outros se preocupassem com ela. A janela também servia para enfeitar seu quarto. Colocava mil cacarecos coloridos no parapeito da janela. Eram bonecas (ou pedaços delas), enfeites (ou pedaços deles), revistinhas (ou algumas páginas soltas)... empilhava tudo isto na idéia de que deveria estar a mão (de um lado ou do outro da janela), para depois tirar tudo quando precisava sair do quarto. A janela era usada para atiçar a imaginação. Como assim? Dava pra ver o céu e as infinitas formas de nuvens e, a cada uma destas, a menina ia dando nome. “Coelho!”, “avião!”, “telefone!”... Era uma festa. A janela ainda tinha um papel que a menina pouco ligava, o de arejar o quarto.


Um dia, o pai da garotinha achou que aquela área lateral da casa era um desperdício de espaço e fechou a janela do quarto da menina com blocos, uma mistura de areia e cimento, e uma parca camada de tinta para encobrir que algum dia existira uma janela ali. Construiu pequenas salas para alugar e complementar a renda. A menina foi obrigada a sair pela porta e já não podia admirar do seu próprio quarto os diversos seres e coisas que viajavam lentamente pelo céu. Aquilo que ela pouco dava atenção agora lhe fez a maior falta, o arejamento de seu quarto. Este agora era deveras escuro e mofado... o sol não entrava nunca. Seu pai tentou compensar a escuridão com lâmpadas de maior potência e tentou compensar o pouco arejamento com uma pequena abertura no alto da parede que dava para a cozinha. Por essa abertura, além de um pouco de ar também entrava o zum-zum-zum da conversa na cozinha, o barulho do rádio e os estalos das frituras, os sons metálicos das panelas... Não dava para dormir direito, principalmente quando alguém resolvia fazer uma boquinha de madrugada. Ela sentia que nada substituiria a “janela-porta” do seu quarto. O lugar ficou abafado e seu pai lhe comprou um ventilador. A menina tinha uma séria alergia ao fungo que se desenvolveu em seu quarto, principalmente por causa da estação fria e seu pai então lhe deu remédios. Para lhe entreter seu pai também lhe deu uma televisão e, segundo o pai, a menina superara a falta da janela, pois agora menina ficava o dia todo na frente da televisão, arejada por um ventilador e tomando seus remédios para alergia.

sexta-feira, dezembro 28, 2007

P.S. Eu te amo

Faz tempo que não escrevo... nem sei bem o que quero escrever. Só que fiquei pensando nisso durante dias. Tipo, várias idéias me vieram à cabeça e muitas delas corri em minha mente como se estivesse mesmo escrevendo. Bom, pensei em falar do filme que vi hoje... veja só.. na verdade estou começando a parar de pensar e estou de fato botando em prática. O fato é que quem lê o meu blog sabe que eu sou piegas pra caramba... românticazinha, blá, blá, blá ou mi, mi, mi (como diria uma brother minha, Dona Tatiana). Mas velho... como falei desde o início, sou apaixonada por coisas belas.. por mais nojentamente românticas que algumas delas sejam... Bom, vamos de fato ao filme.

O nome dele é “P.S. Eu te amo”. Muito bom... OK! Vou explicar meu conceito de muito bom. Tem drama... pois é. Meu atual namorado diz que pra eu gostar de um filme, ele tem que ser drama. Estou mostrando a ele que está errado. Na verdade, ele não tem que “ser” drama, ele só tem que “ter” drama. O filme fala de perda e superação da perda. Parece banal, né? Mas para quem já se deparou com isso... é como se estivesse revolvendo um álbum de fotos e visse o quanto nós podemos crescer. Superar... algo (ou, mais difícil ainda para mim, alguém) que vc tenha se apegado, na maioria dos casos, é muito difícil. Bom, eu tenho uma coisa muita estranha com relação a filmes e livros que eu leio. Eu me envolvo mais do que deveria. Então, às vezes, quando eu vejo um filme eu me torno o personagem ou um brother muito chegado do personagem por aquele momento (e às vezes até um pouco depois). É o popular “sofrer e se emocionar junto com ele”. Por isso que tenho espasmos na cadeira e grito quando vejo um filme de suspense, ou quando choro quando vejo um drama. Bom, não vou falar muito mais do filme... Tipo, tem aquelas coisas pequenas que todo bom autor tem que botar... as miudezas do dia-a-dia. As birras, os detalhes do outro... enfim, é gostosamente brega. Vale a pena!

sábado, julho 07, 2007

Tava rolando umas nóias sobre minhas concepções de mundo e etc. e eu tive um medo enorme de futuramente deixar de lado tudo o que acho certo, de trair esse sentimento que cultivei a partir das experiências (muitas destas foram possibilitadas pela entrada no Centro Acadêmico de Biologia) de prezar pela coletividade, de lutar por um mundo mais justo e com menos desigualdades sociais. Enfim... Esse texto foi extraído do livro “Arquitetos de Sonhos” de Ademar Bogo. Um livro, sem dúvidas, magnífico! Como tudo que li até hoje dele.

"Não é apenas a reforma agrária que está em jogo, é a possibilidade de resgatar das cinzas a esperança de um mundo melhor que muitos partidos e pessoas renegam e procuram, agora, construir o caminho ladeira abaixo, por ser mais fácil e cômodo descer a montanha do que tentar escalá-la com poucas resistências, porque, de certa forma, o caminho se confunde com o da classe dominante.
Como é possível alguém renegar tudo em que acreditou por longos anos de vida e pelo que lutou para fazer aparecer suas idéias? De um momento para outro tudo passa a ser desmentido? – Interroga Joelma.
– É de fato um tempo de contradições profundas – diz Raimunda. – Poderíamos exemplificar esta situação com uma pequena história. Diremos a nossos filhos, no futuro, que havia em um determinado tempo, grupo de pessoas que se colocavam à frente de multidões incentivando para escalar uma montanha. Iam construindo o caminho para que todas as pessoas da sociedade pudessem subir, pois lá em cima, estaria a nova sociedade. Quanto mais subiam, mais dificuldades apareciam. Começou a faltar água, comida, descanso... Um belo dia, se reuniram e olharam para cima e para baixo. Chegaram à conclusão de que, se em vez de continuarem subindo desviassem a escalada para o lado, seria menos cansativo e mais rápido chegariam ao fim. E, assim, sem perceber, foram andando para o lado e começaram a descer. Em pouco tempo, estavam todos no mesmo lugar de onde haviam saído, mais velhos e cansados. Assim, muitos se decidiram a ajudar, os que antes os criticavam, e a criticar os que tentavam subir a montanha novamente, fazendo o próprio caminho, dizendo que não era possível chegar até o topo, pois eles já haviam tentado e não conseguiram. Melhor era ficarem ali á espera de alguma solução vinda de cima, aceitaram pequenas sobras de privilégios como se fossem faíscas em plena escuridão, tentando iluminar o caminho da acomodação."

segunda-feira, julho 02, 2007

Greve 2007 – Já somos vitoriosos!

Por Alexis Azevedo – Direito UFS
A Universidade cumpre um a função dentro da sociedade. Mas essa função, se voltar para a resolução dos conflitos sociais, está desvirtuada há algum tempo pelo tão destemido "mercado". O que perdemos com isso: Autonomia (financeira e ideológica), não cumprimento do propósito acadêmico, comprometimento da pesquisa e da extensão, sucateamento do serviço público, enfim, transformação de direito em mercadoria. A educação não pode se submeter a isso. Está associada a um modelo de desenvolvimento para o nosso país, com a soberania e o futuro do povo brasileiro. Não pode estar com as empresas e a serviço do mercado. Tem que estar a serviço dos trabalhadores e do Brasil.O governo da mudança aprofunda medidas que não mudam. Contraditório? Exatamente. O que dizer do governo não quer retomar a verba específica para assistência estudantil? E o projeto de expansão quantitativo e não qualitativo? A reforma universitária que limita em 9% o gasto com a assistência estudantil, enquanto a UFS gasta 14% e não dá conta? E o PAC que não deixa que professores e técnicos sejam contratados durante 10 anos? O que dizer de tudo isso? No mínimo um basta. E uma efetiva e grande luta para que tais medidas não se aprovem.Mas a reitoria cumpriu isso? Não mesmo. É muito fácil ser capacho quando o poder nos convém. O discurso que agrada a classe média e os tubarões do ensino é constante na administração da UFS. De forma anti-democrática e autoritária "bateu o martelo" e empurrou de "guela abaixo" todos os projetos que hoje temos na nossa universidade. Ou será que foi discutido com a comunidade acadêmica que o curso de música estaria no departamento de morfologia e que o DAA poderia cobrar R$3,00 por um histórico? Com certeza não foi e sabemos o porque. Não seria aceito por ninguém propostas privatistas como essas. E embora não pareça existem duas formas de se privatizar: De forma direta - taxas do DAA - e de forma indireta com o sucateamento do público para que o privado se fortaleça – Campus de Laranjeiras.O que fazer então com uma realidade tão adversa? O movimento estudantil e os técnicos deram a resposta: GREVE!!! Mas não é preciso o diálogo antes? É sim. Mas esse aconteceu antes por parte de quem não queria greve: Governos e reitoria? Porque agora o discurso se volta contra nós e somos nós que não queremos diálogo. Interessante ver a mudança de postura para deslegitimar os movimentos e fugir do debate central. E outra: O diálogo foi proposto, mas não se deu ouvidos. É fácil escutar de uma lado e deixar fugir de outro quando não se sente na pele o cotidiano de autoritarismo e deficiências da universidade pública. O cafezinho do Rei Tor sempre está na garrafa, mas o professor nem sempre está na sala de aula, muitas vezes porque não tem: ou o professor ou a sala. Essa, infelizmente, é a nossa UFS.Os dezoito dias de paralisação que estão completados hoje nos deixam alguns sinais: Poucas vitórias como o conselho permanente e paritário para discutir assistência estudantil, muito trabalho e desgaste, o forró desse ano foi nos espaços de debate e negociação, muitos inimigos, as empresas, os governos, a reitoria, a mídia sergipana que funciona como uma marionete dos poderosos, mas também grandes aliados como o MST, a CONLUTAS e o SINTESE e no final uma grande lição: A de que o movimento estudantil organizado é capaz de alcançar as vitórias necessárias, o sentimento de que a transformação e o novo é viável e a de que não podemos perder a ternura e a esperança, numa batalha onde a mercadoria está acima de tudo, a educação no seu nível superior não deixará de ser direito no que depender de nós!Num momento onde a apatia reina e o imobilismo é geral, o movimento estudantil se mostra forte e coeso para enfrentar qualquer obstáculo no sentido de não perdermos o que conquistamos e ampliar cada vez mais essas conquistas, pois sabemos que muito ainda falta. Não basta somente manter, mas temos que acima de tudo avançar. Já somos vitoriosos!Vamos à luta! Só ela muda a vida!A paralisação continua firme!

Vamos contribuir com a UFS pública, gratuita e de qualidade!

www.paralisacao2007.blogspot.com

"Dialogar não é trocar idéias. O diálogo que não leva à ação transformadora é puro verbalismo."Moacir Gadotti em A Pedagogia da Práxis

sábado, junho 16, 2007

Paralisação na Universidade Federal de Sergipe

Ainda acredito no poder de manifestação do povo! Na Universidade Federal de Alagoas (UFAL), os estudantes somaram-se à luta dos servidores e, posteriormente, ocuparam a Reitoria, conseguindo assim que a Reitoria atendesse quase toda a pauta de reivindicações. Por que não podemos conseguir também?

Por Lorena Ribeiro

Em 44 das 45 Universidades Federais do País, com exceção dos docentes, pelo menos um de seus segmentos (ou técnicos ou alunos) está em greve. Por que isso não passa na mídia televisiva? Por que não é de interesse, pois é interessante aparentar que são casos isolados. Existem ainda hoje diversos profissionais da rede pública federal que estão em greve (Ibama, Escolas Técnicas e Agrotécnicas e etc.). E o que está acontecendo com o Brasil?

O Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal de Sergipe (DCE/ UFS), alguns estudantes e diversos Centros e Diretórios Acadêmicos têm promovido espaços de discussão sobre o que está acontecendo com a Universidade Pública, com os demais serviços públicos e o que pode acontecer com implementação de medidas como o PAC (Plano de Aceleração do Crescimento).

Sabendo que vivenciamos um regime de participação democrática, o DCE seguiu o nosso estatuto e promoveu uma Assembléia Geral dos Estudantes, maior espaço de discussão e deliberação estudantil, em dois turnos, de manhã e à noite, para que se abarcasse o maior número de pessoas possível. A divulgação foi feita com antecedência de duas semanas, período maior do que é previsto no estatuto (5 dias úteis), através de passadas em salas de aula, cartazes, folder’s, lista de e-mails e via DAA.

Para subsidiar a discussão que viria a ocorrer na Assembléia, oito dias antes da mesma foi promovido uma plenária de discussão sobre “o papel da greve hoje, sobre a greve dos servidores da UFS” que ocorreu também em dois turnos, de manhã e à noite. No dia 13 de junho houve a Assembléia Geral dos Estudantes na qual se discutiu:

  • A questão dos estudantes que dependem do Restaurante Universitário (Resun), da Biblioteca Central (Bicen) e demais serviços providos pelos funcionários da UFS;
  • Discutiu-se ainda o apoio à greve dos servidores que têm em sua pauta não somente a questão salarial, mas a defesa da Universidade Pública, Gratuita e de Qualidade (dentre as pautas deles estão a não transformação do Hospital Universitário em Fundação Pública de Direito Privado, revogação de algumas leis do PAC que prevêem contenção de gastos com os servidores federais durante 10 anos! Quem quiser baixar “Quem vai pagar o PAC?” acesse http://www.assibge.org/);
  • E inclusão de uma pauta estudantil caso fosse deflagrada a paralisação dos estudantes.

Bem, não acompanhei a Assembléia da manhã, mas a da noite foi bastante acirrada. Após discussão sobre apoio ou não à greve dos servidores, houve votação e ganhou a proposta de apoio a esta categoria. Em seguida foram feitas discussões sobre a proposta de greve estudantil onde foram colocados argumentos contra (o fato de já estarmos em final de período, que muita gente quer greve por causa das festas, e etc) e a favor da paralisação dos estudantes (o prejuízo dos alunos que dependem dos serviços básicos de assistência estudantil, o favorecimento da conjuntura – na qual temos inúmeras instituições em paralisação no Brasil e ocupação de diversas universidades federais – para a reivindicação de uma pauta específica dos estudantes da UFS em defesa da Universidade Pública, Gratuita e de Qualidade). Enfim, após a defesa das propostas, houve votação e com a participação de 1850 votantes (o maior número já visto numa Assembléia Estudantil da UFS), na qual cerca de 1200 votaram a favor da greve, foi então deflagrada a Paralisação dos Estudantes.

Eu sou da Comissão de Mobilização e da Frente de Paralisação, tenho ajudado a dialogar com estudantes e professores, e tenho também ajudado a construir atividades diárias. Nosso movimento é pacífico, dialógico, autônomo e suprapartidário, ou seja, está acima de partidos e luta pelos interesses dos estudantes. Temos realizado plenárias, reuniões das comissões (que são 4: comunicação, mobilização, infra-estrutura e atividades), discussões e etc. Estamos tentando manter contato com diversos segmentos da sociedade, inclusive com os movimentos sociais. Entendemos que a classe docente não está em greve e, por isso não atrapalhamos o funcionamento dos blocos que têm laboratórios de pesquisa. Entendemos ainda que estes professores devem estar comparecendo nas salas para não dar aula, mas que nós estudantes, enquanto classe que está paralisada, não devemos comparecer. O professor não pode reprovar por falta ou não pode considerar o assunto da disciplina como dado caso não haja alunos em sala de aula. O professorado ainda não tem posicionamento contra ou a favor de nossa paralisação e não deve utilizar meios escusos como ameaças de reprovação e etc para intimidar os estudantes.

Neste fim de semana (16 e 17/06) estamos acampados na UFS para evitar que as carteiras sejam colocadas de volta nas salas das didáticas por profissionais terceirizados e que o Rei-tor Josué Modesto envie nota à imprensa avisando que na segunda-feira haverá aula normal, ignorando o posicionamento dos estudantes, ou seja, queremos manter a estrutura de nossa paralisação. A mídia oficial costuma distorcer a realidade, por isso peço que acessem os diversos meios de comunicação com as versões de ambos os lados, contra e a favor da greve. Inclusive, que acessem meios de comunicações alternativos como o nosso blog: http://www.greveufs2007.blogspot.com/; e o Centro de Mídia Independente (CMI), que congrega diversos voluntários no Brasil todo para dar informações que não incorrem na mídia oficial. As manifestações dificilmente são televisionadas e, quando são, transmitem-nas distorcidas.

No mais, abraços e convido a todos que queiram se juntar a nossa luta. Sabemos como é fácil marginalizar os movimentos que insurgem por melhorias nas estruturas de nossa sociedade. Sabemos que não será fácil, que muitos dirão que queríamos a paralisação por causa das festas. Essa visão distorcida só será realidade se quisermos, e afirmo que estamos aqui na UFS pra mostrar que os estudantes são capazes de fazer uma luta séria. Mas só teremos força e conseguiremos resistir se permanecermos unidos e, de preferência, formos muitos.


domingo, março 11, 2007

Visitantes de corações

Existem alguns seres que chamo de visitantes de corações.
Eles espreitam os corações dos outros pra ver se tudo está certo.
Caso contrário, eles se preocupam e tentam botar as coisas em ordem.
Eu tenho alguns destes seres em minha vida.
Bom, um deles se chama Gilmar Brito.
Uma coisa importante de ser dita
é que estes seres têm uma forte ligação com os donos dos corações visitados.
Assim, Gilmar tem uma forte ligação comigo.
Uma ligação quase que telepática.
Não houve em minha vida, desde que conheci Gil,
um momento de angústia em que ele não aparecesse de uma maneira ou de outra.
Não nos vemos com freqüência, mas sempre mantemos contato seja por telefone, internet ou até sinal de fumaça.
Gilmar quase foi de fato da família.
Meu quase namorado, ex-cunhado e eternamente amigo.
Não compreende muito de minha loucura, mas a respeita e até deve achar engraçada.
Não fosse assim, não teria me suportado tanto tempo.
São quase 10 anos de amizade... muito tempo, né Gil?!
É meu anjo da guarda. Meu fiel escudeiro.
E se minha alma salva... ele mantém meu arrebatamento prisioneiro.
O que eu não faria por ele???
Pouca coisa... Gilmar está sempre a visitar meu coração, embora, talvez ainda não saiba,
que nesse meu órgão palpitante ele tenha morada certa.
Vem, espreita, vê se está tudo onde deveria estar.
Se sim, vai embora. Se não, fica, me diz que tudo tem solução, que é preciso ter fé no mundo,
que é preciso ter fé em mim e só se vai até tudo voltar ao seu devido lugar.
Gilmar é deveras um visitante assíduo... Gilmar está sempre a me guardar.

Histórias...

Eu quero contar histórias para fazer as crianças sonharem
Os idosos relembrarem
E os rostos sorrirem
Quero provocar saudades
Fazer vislumbrar amores
Fazer sentir odores de manhãs primaveris
Quero contar histórias remetendo às coisas belas
Pintar as aquarelas de sonhos por todos sonhados
Em frases tirar retratos pra deixar registrada
Na memória da poesia
Cousas de mais valia
Provocando nostalgia
Da beleza vista por mim
Eu quero contar histórias
Que faça o céu ficar mais claro
A água ficar mais fresca
O ar mais perfumado
Como aquele abraço dado num
Aconchego sem ter fim
Quero contar histórias
Para fecharmos os olhos
E sentirmos o cheiro de terra molhada
Como num percorrer de estrada ao viajarmos de "manhãzim"
Que todas as minhas histórias contemplem
A ancestralidade de nossos avós
As coisas bonitas da terra
Acabando com as querelas
E cultivando o melhor de nós

domingo, março 04, 2007

A humanidade ainda tem salvação...

Não é todo dia que a gente encontra
Alguém que de fato te corresponda
Em todos os sentidos
E se comigo assim ele se porta
É porque eu o completo naquilo que importa
E assim seguimos entendidos...

Se nos teus olhos eu vi os meus
E em tua boca o meu sorriso
Creio que mais que isso já é
Mais do que pedi a Deus

Não há felicidade maior
Nem maior paz de espírito
Do que alcançar o que
Sempre me pareceu mito
Um carinho assim como o que você me deu...

Já amei algumas vezes
E algumas vezes também sonhei
E projetei planos futuros
Mas é duro constatar que a calma,
A paixão, a volúpia e os sussurros,
Até então nunca foram tão puros
Tão intensos... A vida já não será mais a mesma
E a única certeza que tenho é que sou tua
Tua... E a memória somente existe pra relembrar a mais bela experiência
Inventada pela humanidade... Constato isso e creio que temos ainda salvação.