sábado, julho 07, 2007

Tava rolando umas nóias sobre minhas concepções de mundo e etc. e eu tive um medo enorme de futuramente deixar de lado tudo o que acho certo, de trair esse sentimento que cultivei a partir das experiências (muitas destas foram possibilitadas pela entrada no Centro Acadêmico de Biologia) de prezar pela coletividade, de lutar por um mundo mais justo e com menos desigualdades sociais. Enfim... Esse texto foi extraído do livro “Arquitetos de Sonhos” de Ademar Bogo. Um livro, sem dúvidas, magnífico! Como tudo que li até hoje dele.

"Não é apenas a reforma agrária que está em jogo, é a possibilidade de resgatar das cinzas a esperança de um mundo melhor que muitos partidos e pessoas renegam e procuram, agora, construir o caminho ladeira abaixo, por ser mais fácil e cômodo descer a montanha do que tentar escalá-la com poucas resistências, porque, de certa forma, o caminho se confunde com o da classe dominante.
Como é possível alguém renegar tudo em que acreditou por longos anos de vida e pelo que lutou para fazer aparecer suas idéias? De um momento para outro tudo passa a ser desmentido? – Interroga Joelma.
– É de fato um tempo de contradições profundas – diz Raimunda. – Poderíamos exemplificar esta situação com uma pequena história. Diremos a nossos filhos, no futuro, que havia em um determinado tempo, grupo de pessoas que se colocavam à frente de multidões incentivando para escalar uma montanha. Iam construindo o caminho para que todas as pessoas da sociedade pudessem subir, pois lá em cima, estaria a nova sociedade. Quanto mais subiam, mais dificuldades apareciam. Começou a faltar água, comida, descanso... Um belo dia, se reuniram e olharam para cima e para baixo. Chegaram à conclusão de que, se em vez de continuarem subindo desviassem a escalada para o lado, seria menos cansativo e mais rápido chegariam ao fim. E, assim, sem perceber, foram andando para o lado e começaram a descer. Em pouco tempo, estavam todos no mesmo lugar de onde haviam saído, mais velhos e cansados. Assim, muitos se decidiram a ajudar, os que antes os criticavam, e a criticar os que tentavam subir a montanha novamente, fazendo o próprio caminho, dizendo que não era possível chegar até o topo, pois eles já haviam tentado e não conseguiram. Melhor era ficarem ali á espera de alguma solução vinda de cima, aceitaram pequenas sobras de privilégios como se fossem faíscas em plena escuridão, tentando iluminar o caminho da acomodação."

Um comentário:

Thito disse...

Lory e suas nóias...
Engraçado como não me espanto mais quando ouço vocÊ falar disso. Mas isso nao muda o fato de eu te adorar.
Beijos


PS: coloca o link do meu blog na sua lista. :D